4. Satoshi Nakamoto

Afinal, quem criou o Bitcoin?

Quem é o criador do Bitcoin?

Hoje em dia, o Bitcoin já é tão conhecido por tantas pessoas que até quem nunca investiu nesses ativos digitais já ouviu falar dele. Se você já pesquisou a por  “quem criou o Bitcoin”, é provável que tenha encontrado o nome “Satoshi Nakamoto”, o criador misterioso dessa moeda mais influenciável no mundo. 

Mas quem é Satoshi Nakamoto?

Em Novembro de 2007, um estudo titulado de Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System foi publicado por Satoshi Nakamoto. Em 2009, a rede de Bitcoin foi criada quando Nakamoto minerou o primeiro bloco da blockchain, conhecido como first block.
O nome “Satoshi Nakamoto” parece japonês e o perfil apresentado diz que ele, supostamente, nasceu no Japão em 5 de abril de 1975. Esta teoria que foi apresentada em fóruns da internet, até foi gradualmente aceita. 
Mas na verdade, é apenas um pseudônimo para manter o anonimato da cabeça que está por trás de tudo.

Afinal, quem pode estar por trás do Bitcoin?

O mistério ao redor da verdadeira identidade do criador do Bitcoin se tornou um tema de enorme especulação em todo o mundo. Inclusive, existem algumas pessoas que estão sob a suspeita de serem “o pai da criptomoeda”.
Veja só alguns dos nomes que mais levantam questionamentos entre os curiosos:

Nick Szabo

Em 2008, defendeu a criação de uma moeda descentralizada chamada Bit Gold e revelou que tinha projetos de expansão. Porém, quando surgiu o Bitcoin, em 2009, ficou em silêncio por um bom tempo sobre o assunto, gerando discussões sobre a probabilidade de ele estar envolvido no projeto.

Dorian Nakamoto

Seu nome completo é Dorian Satoshi Nakamoto — o que levanta muitas discussões. Em 2014, surgiram os boatos de que ele seria o responsável pela criação, principalmente por trabalhar com o desenvolvimento de softwares e tecnologia.

Hal Finney

Também é desenvolvedor e, inclusive, participou do fórum da internet de onde surgiu o Whitepaper do Bitcoin — documento que definiu algumas regras da moeda. Foi a primeira pessoa a receber uma transação de Bitcoin e, coincidentemente — ou não — morava perto de Dorian Nakamoto. Também negou todas as acusações.
Até agora, a identidade do criador do Bitcoin ainda não está confirmada. Seja quem for, o valor dessa moeda e sua marca na história humana tem sido reconhecida por cada vez mais pessoas em todo o mundo. 
Seja quem for, o criador do Bitcoin é riquíssimo
Provavelmente você já sabe que o Bitcoin está valendo muito. Mas já parou para pensar a fortuna que o criador do Bitcoin tem? Vamos fazer uma conta agora: hoje, embora o número exato seja desconhecido, estima-se que Satoshi Nakamoto possua 1 milhão de Bitcoins. Como um Bitcoin está valendo quase R$80.000, a fortuna total do misterioso poderia atingir R$80 bilhões! 
Se Forbes World’s Billionare List 2020 tivesse incluído o criador do Bitcoin, ele deveria ficar mais ou menos no 84º lugar. Quando o Whitepaper do Bitcoin foi lançado por Nakamoto, há 12 anos atrás, quem imaginaria que essa pessoa um dia se tornaria um dos mais ricos do mundo? Também não podemos esquecer do fato de que o valor do Bitcoin ainda está subindo, o que significa que o enriquecimento de Nakamoto nunca parará. 

Compartilhe