Token e Moeda — Conheça as Principais Diferenças

Quem deseja entender sobre o universo das criptomoedas acaba se deparando com uma série de termos — o que pode gerar uma pequena confusão em relação à definição de cada um deles. É o caso de token e moeda, que são similares, mas possuem algumas diferenças essenciais.

Quer saber o que caracteriza cada um eles? Então veja só estas informações que a NovaDAX selecionou para te ajudar!

Afinal, qual a diferença entre token e moeda?

Muitas vezes usados como sinônimos, token e moeda têm definições, na verdade, um pouco diferentes. Entender essas distinções é essencial para que seja mais fácil analisar o mercado. Confira!

Moeda

Antes mesmo de entrar na diferença entre token e moeda, é preciso falar sobre as criptomoedas. Elas são códigos monetários digitais, que utilizam a tecnologia da criptografia para criar de maneira segura um novo modo de lidar com o dinheiro.

Nesse caso as moedas são, então, as plataformas autônomas que formam um novo código monetário. É o caso do Bitcoin, que foi criado a partir da implementação de uma nova maneira de organizar seu blockchain. 

Ou seja, a moeda é apenas um termo abreviado de “criptomoeda”, independentemente se for centralizada, descentralizada ou uma altcoin. 

Token

Por outro lado, o token é um ativo digital formado a partir do sistema ICO, utilizado para financiar projetos de criação de criptomoedas. 

Por não ser independente, ele utiliza a blockchain de outras criptomoedas para entrar em funcionamento. É o caso da Ethereum, que, ao mesmo tempo que é um sistema para criar contratos inteligentes e realizar aplicações descentralizadas, também é capaz de lançar tokens que funcionam como moedas que entram no circuito do mercado financeiro virtual.

Como identificar qual é qual?

Caso você esteja analisando o mercado digital por meio de plataformas como o Coin Market Cap, é possível filtrar as suas buscas entre token e moeda, ou mantê-los misturados para entender as preferências dos investidores.

A vantagem de fazer isso é que é possível visualizar qual a plataforma responsável pela criação dos tokens, de modo que você pode escolher de acordo não apenas com a valorização, mas também com o sistema de blockchain que está por trás.

Gostou de saber as principais diferenças entre token e moeda? Então continue lendo conteúdos como este aqui no blog da NovaDAX!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas