No universo dos investimentos existe uma série de teorias e cálculos que podem ser utilizados para fazer análises mais precisas e, então, realizar os investimentos da maneira ideal. A média móvel é um desses indicadores que te ajudam a compreender melhor a situação atual do mercado financeiro.

Se você ainda não sabe como usá-la, veja só estas dicas que a NovaDAX selecionou!

O que é média móvel?

Como sugere o nome, a média móvel é um indicador utilizado para analisar a movimentação de preços do ativo em questão. Ao abrir o gráfico, então, você poderá ativar este modo para que seja gerada uma nova linha — criada a partir do valor médio da unidade escolhida.

O período analisado pode ser curto — de, no máximo, uma semana —, médio — de uma semana a um mês — ou longo — com vários meses —, e permite a visualização do panorama geral do mercado financeiro. Inclusive, essa técnica é importante para reconhecer as principais tendências e suavizar ruídos e linhas de curvas.

É ótimo, principalmente, para quem deseja fazer um day trade, já que essa estratégia pede para que que o investidor conheça o ponto médio para compreender quando comprar ou vender o ativo. 

O que deve ser levado em consideração para tirar a média?

Para obter a média móvel no gráfico, é preciso fazer a configuração de acordo com o seu objetivo. Além do período, os aspectos que precisam ser definidos são:

Tipo de média

Existem diversas modalidades para encontrar o ponto médio, porém as mais utilizadas pelos investidores são a simples e a exponencial.

  • simples: é feita a soma dos números pela quantidade de registros;
  • exponencial: é dado um peso maior ao valor mais recente para compreender a velocidade da mudança de mercado.

Preço

Para analisar a média móvel, também é necessário definir o tipo de preço que você quer considerar para o cálculo. São eles:

  • abertura e fechamento: os valores que foram registrados na hora da abertura do mercado e como ficou o ativo quando ele fechou;
  • máxima e mínima: independentemente de como abriu e fechou o mercado, nesse caso são contabilizados os picos mais altos e baixos para o cálculo do gráfico.

Gostou de saber o que é média móvel e qual a sua utilidade para fazer análises? Então continue lendo mais conteúdos como este aqui no blog da NovaDAX!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas