SEO 66

Tape Reading — O Que É e Como Utilizá-lo

Aqueles que estão interessados em não apenas lucrar com investimentos, mas também em compreender o funcionamento da Bolsa de Valores, precisam conhecer os conceitos de tape reading. Essa técnica já é quase secular e vem sendo utilizada por experientes no ramo desde os anos 1920. 

Quer entender como funciona e de que maneira pode te ajudar em sua estratégia? Então confira estas informações que a NovaDAX selecionou para você!

O que é tape reading?

O termo é originário dos Estados Unidos e, em português, significa “leitura de fita”. Surgiu quando os investidores tinham que usar fitas de papel impressas para ler os fluxos de negociação de determinados períodos — e é daí que vem o nome dessa técnica de investimento!

Nesses papéis era possível destacar as principais transações do dia e identificar se eram de compra ou venda, valores e até mesmo alguns gráficos. Mais do que análise dos preços em si, era uma forma de ver como o mercado estava se movimentando para acompanhar a direção à qual ele estava caminhando.

Ou seja: é um dos indicadores interessantes para fazer o monitoramento das ações dos investidores e traçar suas próprias estratégias.

Apesar da criação de equipamentos eletrônicos que dispensam a necessidade de imprimir essas informações, o tape reading ainda é muito utilizado nos dias de hoje, especialmente por aqueles interessados em praticar o day trade

Como utilizar essa estratégia de análise

Existem três pontos principais que precisam ser analisados ao utilizar o tape reading. São eles:

  • book de ofertas: é a procura pelas intenções de compra ou venda registradas naquele dia. Desta forma, é possível encontrar todas as ações que estão aguardando sua efetivação. Além disso, pode-se ler informações adicionais, como quantidades e de qual empresa saiu essa ordem;
  • histórico de operações: por outro lado, nesse histórico se encontram todas as transações que já foram efetuadas. Os detalhes são bem mais específicos, de modo que encontra-se dados sobre horários, valores, instituições financeiras envolvidas, entre outras coisas;
  • volume de profile: por meio desta ferramenta, os interessados conseguem acessar de forma organizada os dados de intenção de compra e venda daquele período. Ou seja, é possível identificar onde está o volume das transações e onde está a maior concentração tanto de compradores como de vendedores.

Desta forma, quem faz a análise considerando esses três pontos consegue montar um panorama geral da situação atual do mercado, adquirindo um maior conhecimento sobre os ativos e os demais investidores.

Gostou de saber o que é tape reading e como usá-lo? Então aproveite para ler mais artigos aqui no blog da NovaDAX!

IMG 8814

Compartilhe