Conheça o Pivot Point — O Indicador Que Potencializa as Operações de Trade

Os investidores que já se consideram experientes no ramo conseguem adotar estratégias mais agressivas e ágeis, encontrando novas formas de tornar os seus rendimentos mais lucrativos. O indicador pivot point é uma forma de analisar a situação do mercado de forma mais imediata para conseguir fazer transações de compra e venda no mesmo dia.

Quer entender essa técnica que auxilia no day trade? Então continue lendo este artigo que a NovaDAX preparou para você!

O que é o indicador Pivot Point?

O indicador Pivot Point é importante para traders profissionais, uma vez que ele auxilia na análise das tendências do mercado e a prever o comportamento de determinados ativos no período desejado. Por conta de seu imediatismo, é uma maneira interessante de compreender o melhor momento para comprar e vender para quem pratica o day trade — embora também possa ser aplicado para trocas semanais e até mesmo mensais.

O Pivot Point é muito importante para aqueles que têm um perfil de investidor mais agressivo. Esse indicador foi criado nos anos 1960, quando investidores de Chicago notaram que é possível prever o preço máximo do dia seguinte usando os preços registrados na data anterior. 

Para isso, usaram cálculos bastante simples: a partir do valor maior daquela data, foram somados, também, o valor mínimo do mesmo período e a quantia de fechamento do mercado. Depois, essa soma foi dividida por três. Com esse resultado, eles perceberam que o ativo sempre ficava por volta desse número no dia seguinte.

Considerações importantes sobre esse indicativo?

Apesar de muito utilizado, é preciso estar atento a algumas questões relacionadas ao indicador Pivot Point. A primeira delas é que ela não leva em consideração fatores externos que podem afetar diretamente o ativo.

Além disso, não consegue prever tendências, de modo que é válido apenas para ativos que se encontram em certos níveis de estabilidade. Afinal, caso haja uma super valorização ou desvalorização, os cálculos não darão conta de identificar o que irá acontecer. 

Desta forma, é importante não usá-lo de forma isolada, sem analisar por meio de outros métodos ou indicadores. É importante conhecer o funcionamento de gráficos candlestick e usar técnicas como a Teoria de Dow para conferir se, realmente, o que o ponto pivô está mostrando poderá acontecer.

Gostou de conhecer o indicador Pivot Point? Então não deixe de ler outros artigos como esse aqui no blog da NovaDAX!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas