Bitcoin Halving — O Que É e Como Influencia no Valor da Moeda

Você já ouviu falar do Bitcoin Halving? É uma regra técnica que foi estabelecida na criação dessa criptomoeda e influencia diretamente no valor das recompensas obtidas por mineradores que conseguem decifrar novos blocos validados.

Portanto, se você deseja lucrar com as moedas digitais, é importante entender como se dá esse processo. Veja só as normas que o definem com este artigo que a NovaDAX preparou para te ajudar!

Bitcoin Halving: o que é?

Essa criptomoeda foi criada por Satoshi Nakamoto — que, até hoje, é uma pessoa desconhecida — em 2009 e foram estabelecidas uma série de regras por seu funcionamento. Suas especificações estão detalhadas no Whitepaper, seu documento oficial.

O Bitcoin Halving é um dos detalhes que foi estabelecido desde o início. Esse processo é a redução do valor de recompensa por cada bloco minerado e autenticado como real em 50%. Segundo as normas, essa queda irá acontecer a cada quatro anos.

Isso acontece porque foram utilizados conceitos que tornam as moedas digitais semelhantes a riquezas naturais: enquanto a mineração existe para que encontrar os blockchains seja mais difícil, pois são escassos, o Bitcoin Halving segue o pensamento de que, quanto mais tokens estiverem no mercado, menos valiosa é a descoberta de novos códigos.

Não há como prever se isso é uma vantagem ou desvantagem para o cenário dessa criptomoeda, uma vez que, apesar da redução desencorajar muitos profissionais que vivem do lucro proveniente da mineração, essa moeda continua obtendo grande valor de mercado.

Como funciona o valor das recompensas?

Nakamoto definiu que o Bitcoin Halving deve acontecer a cada 210 mil moedas mineradas. De acordo com cálculos e projeção, isso significa que irá haver uma queda de valor a cada aproximadamente quatro anos.

Desde 2009, houveram três halvings e estima-se que o próximo aconteça em 2020. A redução de valores, desde então, ficou da seguinte forma:

  • 2009: 50 BTC, até os 210 mil blocos;
  • 2012: 25 BTC, até os 420 mil blocos;
  • 2016: 12,5 BTC, até os 630 mil blocos;
  • 2020: 6,25 BTC, até os 840 mil blocos;
  • 2024: 3,125 BTC, até os 1050 mil blocos.

Considerando que foram disponibilizados tokens limitados para mineração — chegando a até 21 milhões —, estima-se que a última queda de valores aconteça apenas no ano 2140.

Gostou de saber como funciona o Bitcoin Halving? Então leia mais artigos como este aqui no blog da NovaDAX!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas