SEO 54 Easy Resize.com

O Que É o Indicador RSI e Como Ele Pode Te Ajudar a Investir Melhor

Quando se trata de fazer investimentos no mercado financeiro, é preciso avaliar uma série de fatores que irão ajudar a te orientar para os melhores caminhos. O Indicador RSI é uma ótima ferramenta de análise que irá mostrar as principais tendências para que consiga ter o melhor panorama da situação do ativo que deseja comprar ou vender.

Quer saber o que é esse índice e qual a melhor forma de utilizá-lo a seu favor? Então veja só estas dicas que a NovaDAX selecionou para você!

O que é o Indicador RSI?

O Indicador RSI é uma das melhores formas de analisar a situação e as tendências do mercado financeiro. A sigla é referente a Relative Strength Index — que, em português, significa Índice de Força Relativa. 

Foi criado em 1978, pelo analista J. Welles Wilder, que tinha como objetivo demarcar as dinâmicas observadas no mercado, de acordo com o período estipulado — geralmente, sete ou 14 dias. A sua escala tem uma variação que vai do 0 ao 100 e o índice mostra a força interna desse ativo, e não a sua relação com o mercado.

Tenha em mente que você não deve se basear em apenas um indicador, de modo que é importante conferir em outros se a situação é real. Usar a teoria de Dow e ler os gráficos candlestick, por exemplo, são ótimas formas de estudar o mercado.

Como usar esse indicador?

O Indicador RSI funciona por meio da elaboração de um comparativo entre as perdas e os ganhos em um determinado período, utilizando uma média de cada um desses fatores para fazer os cálculos. 

Para compreender o que o número resultante das contas, é preciso levar em consideração que, nesse índice, cada faixa de valores entre 0 a 100 corresponde a indicativos diferentes sobre esse ativo. São eles:

  • 0 a 30: significa que há uma situação de sobrevenda. Esse exagero indica que não é um bom momento para vender, uma vez que o ativo está desvalorizado. Entretanto, é possível aproveitar para comprar;
  • entre 30 e 70: há uma espécie de equilíbrio nesse momento. É provável que seja um período de transição, de modo que o melhor é observar os números dos períodos anteriores. Caso preveja que, em algumas semanas, haverá desvalorização, aproveite para vender antes que perca a margem de lucro. Na situação contrária, compre;
  • 70 a 100: o mercado está caminhando para a supercompra. Desta forma, o ideal é não comprar, pois os preços estão muito altos, mas é interessante aproveitar para vender.

Gostou de saber o que é o Indicador RSI e como utilizá-lo em seus investimentos? Então não deixe de conferir outros artigos no blog da NovaDAX!

Compartilhe