como prevenir fraudes

Entenda como prevenir fraudes ao investir em criptos

Investir em criptomoedas requer alguns cuidados. É preciso zelar pela sua segurança digital para saber como prevenir fraudes e evitar golpes financeiros on-line.

Os avanços da tecnologia facilitam a vida de muitas pessoas e proporcionam novas formas de se relacionar com o mercado financeiro. Hoje, é muito fácil fazer investimentos sem sair de casa, usando apenas um equipamento com acesso à internet.

Por um lado, as transações financeiras se tornaram acessíveis. Por outro, também existem crimes virtuais cometidos por hackers e golpistas especializados em roubo de dados e ativos digitais. Portanto, é preciso saber como prevenir fraudes com criptomoedas.

Quer saber como se proteger na hora de investir em criptos e evitar ser vítima de golpes ou fraudes? Então, confira as dicas de segurança digital que a NovaDAX preparou para você!

Escolha uma exchange com boa reputação no mercado

Utilizar exchanges de confiança, como a NovaDAX, é a melhor forma de evitar golpes ao investir em Bitcoin e outras criptomoedas e se precaver de fraudes digitais.

O primeiro contato com as moedas digitais deve ser feito por meio de uma exchange — empresa responsável por fornecer uma plataforma que faz a mediação de compra e venda. Escolher uma confiável é essencial para evitar fraudes financeiras.

Existem sites que prometem ser as melhores opções para fazer essas operações, porém são apenas golpistas interessados em obter dados dos investidores e ficar com o dinheiro.

Esse é o caso da sul-coreana BitKRX, exposta em 2017, após aplicar uma série de golpes, enquanto fingia ser uma filial de outros sites sérios e confiáveis. Por isso, preste atenção à exchange que você usa para investir.

Não se deixe levar pela ganância

É cada vez mais comum encontrar sistemas de pirâmide de criptomoedas mascarados com promessas de alta rentabilidade em pouco tempo. Muitas empresas oferecem recompensas aos investidores que trouxerem novos usuários para a plataforma.

Outro ponto são as falsas ICOs e as promessas de um “novo Bitcoin”, que seduzem novos investidores com a ideia de que uma moeda digital em processo de elaboração pode repetir o sucesso e ter alta valorização.

O melhor é desconfiar de oportunidades que parecem milagrosas demais e prometem altos rendimentos a curto prazo. A chance de ser um golpe é alta!

Atualize seus softwares

Manter os sistemas operacionais dos dispositivos eletrônicos sempre atualizados evita que eles fiquem vulneráveis a ataques cibernéticos. Assim, você garante que todos os patches de segurança estejam instalados e eventuais fragilidades do sistema sejam corrigidas.

Diversifique sua carteira de criptomoedas

Uma boa dica de como prevenir fraudes é distribuir o dinheiro em diversas criptomoedas em vez de investir tudo em um único ativo. Além de diluir os riscos naturais advindos da movimentação do mercado, essa medida evita que você tenha um prejuízo financeiro maior se for vítima de um golpe.

como prevenir fraudes

Mantenha a segurança das suas contas

É necessário ativar a autenticação de dois fatores nas contas que você utiliza para investir em criptomoedas, incluindo a da exchange e a da wallet. Além disso, crie senhas fortes para todas as contas, difíceis de adivinhar.

Nunca compartilhe suas chaves privadas com outras pessoas. Elas são a única forma de acessar a carteira de criptomoedas, por isso, não devem ser compartilhadas em hipótese nenhuma.

Tome cuidado com os seus dados

O armazenamento de dados precisa de muito cuidado para evitar fraudes com Bitcoin ou outras criptomoedas. Diversos softwares prometem guardar os seus investimentos, porém, quando o depósito é feito, o valor é automaticamente transferido para outras contas.

Portanto, ao adquirir uma carteira digital, pesquise bem as referências de outros usuários, busque por uma bastante recomendada e que tenha um sistema de segurança on-line que atenda às suas necessidades.

Além disso, um cuidado essencial é não fornecer dados em qualquer lugar. Fique atento a aplicativos e softwares que pedem o cadastro com informações financeiras, por exemplo.

Tenha um bom antivírus

Os softwares antivírus são capazes de identificar e combater malwares e invasões ao computador ou ao smartphone. É importante ativá-los em todos os dispositivos que você usa para fazer investimentos.

Com esse cuidado, mesmo se você baixar algum arquivo malicioso sem querer, o programa vai eliminá-lo antes que ele acesse suas informações pessoais e faça maiores estragos.

Evite acessar páginas que não tenham certificado de segurança

Para saber se uma página na internet é realmente segura, confira se há o símbolo de um cadeado na URL. Ele indica que o site tem um certificado de segurança e a navegação está protegida.

Como prevenir fraudes com criptomoedas? Escolha a NovaDAX

Para investir em criptomoedas de uma forma mais segura, sem dar brechas para a ação de golpistas digitais, é preciso utilizar uma exchange de confiança, como a NovaDAX. Ela garante a proteção de todas as suas transações, etapa por etapa.

Se você entendeu como prevenir fraudes e quer começar a investir em criptomoedas com total segurança, é só baixar o app da NovaDAX, criar uma conta gratuita e operar!

Compartilhe