Swing Trade

O Que É Swing Trade e Como Aplicar

No mercado financeiro existem diversas maneiras de investir que vão muito além de apenas comprar e vender de acordo com a valorização. Para compreender a melhor forma de garantir a maior rentabilidade, é preciso conhecer as várias modalidades de transações. Pensando nisso, a NovaDAX explica o que é swing trade e como funciona essa prática em seus investimentos.

Confira essas dicas e aprimore suas estratégias!

O que é swing trade?

Antes mesmo de saber como aplicar, é preciso entender o que é swing trade. Esta técnica de investimento tem como objetivo fazer uma negociação de ativos que estão na Bolsa de Valores. Para que isso aconteça, é preciso estar de olho nas tendências de mercado, a fim de entender quais as que oferecem maiores vantagens naquele momento. 

Conseguir aproveitar efetivamente essas variações sem correr o risco de haver perdas por conta da desvalorização faz dessa estratégia um investimento a curto prazo. Isso significa que o comprador adquire aquele ativo, porém irá vendê-lo rapidamente, durando, geralmente, em torno de uma ou duas semanas.

Esta prática é bastante recomendada para iniciantes, uma vez que possibilita que o investidor possua outra atividade de trabalho regular e se dedique ocasionalmente ao mercado financeiro — diferente do que acontece com os day traders, que precisam estar pendentes todos os dias. 

Porém, também conta com um certo risco devido à rapidez e volatilidade, de modo que vale a pena identificar o seu perfil para investimentos e se essa é a melhor forma para você.

Como funciona o swing trade?

Entendendo o que é o swing trade é possível imaginar, então, como se dá o seu funcionamento. Antes de aderir a essa prática, é preciso ser um profundo conhecedor do mercado financeiro de renda variável e, principalmente, desse ativo específico que deseja comprar.

Uma boa forma de estudar para conseguir identificar se o cenário é positivo ou negativo é aprender como interpretar gráficos que demonstram o dia a dia desse ativo. Com essa análise, você consegue aproveitar o melhor momento para comprar e vender, garantindo a rentabilidade desejada.

Depois da aquisição, o recomendado é que seja feito um acompanhamento regular para saber como é a variação nos próximos dias e entender qual o melhor momento de efetuar a venda. Esse prazo pode variar de acordo com o cenário do momento — geralmente entre um dia e duas semanas. 

Agora que já sabe o que é swing trade, veja só outros artigos no blog da NovaDAX!

Compartilhe