O que é Peer to Peer?

O Que É Peer to Peer? Entenda!

Cada vez mais a tecnologia avança para que os usuários em diversas partes do mundo estejam mais próxima com sistemas de conexão prático para todos os que estão na mesma rede. Para compreender como isso funciona, é preciso saber o que é Peer to Peer.

Quer entender como funciona essa ligação entre os servidores? Então leia este artigo que a NovaDAX preparou para você!

Afinal, o que é Peer to Peer?

Antes de entender como funciona essa tecnologia, é preciso saber o que é Peer to Peer. Também conhecido por sua abreviação, P2P, esse sistema tem como objetivo conectar diversos computadores por uma mesma rede. O nome significa “par para par” e é desta forma que ele opera entre as máquinas.

Esse sistema permite que diversos usuários estejam interligados por uma arquitetura de computadores que, ao invés de manter sua rede centralizada em um único servidor, compartilha essa função entre todos os que fazem parte dessa ligação, tornando todo o processo descentralizada.

Esse tipo de tecnologia permite o compartilhamento de dados e arquivos de maneira mais fácil, uma vez que não depende de apenas um servidor potente. Desta forma, foi possível criar softwares que viabilizam downloads em massa, como é o caso do Torrent.

Como funciona o sistema Peer to Peer?

Agora que já sabe o que é Peer to Peer, é mais fácil entender o seu funcionamento. O esquema da relação entre os diversos em redes comuns mostram um servidor centralizado, responsável por, sozinho, fornecer os dados para as máquinas clientes que desejam obter esses arquivos.

O seu desligamento provoca, então, a perda de conexão, de modo que não é mais possível ter acesso a essas informações.

O sistema peer to peer, por outro lado, redistribui as fontes desses dados para todos os que estão nessa rede, de modo que não há a centralização dos arquivos em apenas um. Assim, caso alguém queira obter alguma informação específica, não haverá problema se o computador que a forneceu, a princípio, estiver desativado, pois os outros que também o adquiriram também conseguem fazer essa transmissão.

A rapidez das transferências depende da potência da conexão. Quanto mais larga for a banda, maior a capacidade de se conectar a mais usuários que estão nessa rede, o que torna os downloads mais rápidos.

Gostou de saber o que é peer to peer? Então não deixe de ler outros artigos aqui no blog da NovaDAX!

Compartilhe