Função Hash

O Que É Função Hash e Como Funciona?

Ao ler sobre o universo das criptomoedas, certamente já ouviu falar sobre a função hash. Este é um conceito muito importante para a tecnologia, já que é capaz de processar as informações em diferentes softwares de computadores de forma mais rápida e simplificada.

Quer saber o que é e como funciona esse algoritmo? Então veja só estas informações relevantes que a NovaDAX reuniu pra você!

O que é função hash?

A função hash é o processo pelo qual uma grande quantidade de informações é transformada em dados de menor tamanho. O seu sistema é formado por uma sequência de bits de base hexadecimal, havendo uma limitação de, no máximo, 512 bits.

Essa tecnologia tem como objetivo não apenas fazer um resumo das informações — que podem ser senhas, usuários, arquivos, textos, entre outras coisas —, mas, também, torná-las criptografadas, de modo que existe maior segurança nas operações digitais ao impedir ataques de hackers. Também é um dos principais sistemas por trás da blockchain das criptomoedas.

Além disso, funciona a partir de três princípios básicos:

  • determinismo: sempre vai ser gerado um mesmo valor de hash para uma mensagem;
  • tamanho fixo de saída: independentemente do tamanho da mensagem de entrada, a saída produzida é sempre na mesma extensão;
  • eficiência: considerando que é usada para verificação de dados, é essencial que uma função hash seja eficiente durante a operação.

Como funcionam os procedimentos?

A função hash é unidirecional, o que significa que não tem caminho inverso. Desta forma, é possível encontrar o resumo por meio da informação original, porém, não há como executar o caminho contrário e obter os dados iniciais apenas com o resumo.

Isso acontece por conta da colisão de hashes, uma vez que um mesmo código pode apresentar informações diferentes. Para evitar que isso aconteça, o mais apropriado é usar sistemas que formem resumos cada vez mais únicos e dispersos.

Para garantir a sua funcionalidade, é preciso passar por alguns passos. São eles:

Busca de elementos

O código tem um funcionamento similar a um índice de livros, de modo que, ao olhar para ele, é possível saber onde está o acesso para a informação. Porém, nesse caso, não é nem ao menos fazer uma grande busca pelo índice, uma vez que o hash fornece esse tipo de dado de maneira mais assertiva. Basta apenas calcular o resumo fornecido.

Verificação de integridade

Consiste na aplicação da função hash em um determinado dado para saber o resumo. Caso ele mostre o mesmo código que já havia sido gerado, é possível assumir que se trata do mesmo dado.

Armazenamento de senhas

Os servidores somente guardam o resumo das senhas dos usuários. Assim, ao ser fornecida a chave, é gerada uma hash e, quando for a mesma do resumo armazenado, o acesso é liberado.

Gostou de saber o que é função hash? Então não deixe de ler outros artigos aqui no blog da NovaDAX!

IMG 8814

Compartilhe