Pool de Mineração

Pool de Mineração — O Que É e Como Funciona

Se minerar criptomoedas é bastante complicado e que requer não apenas grandes conhecimentos de fórmulas matemáticas, mas também computadores de alta tecnologia. Fazer todo esse trabalho em equipe pode ser mais proveitoso para todos os envolvidos, não é mesmo? É justamente sobre isso que se trata a pool de mineração.

Quer entender o que é e como funciona? Então veja só este artigo que a NovaDAX preparou para você!

O que é pool de mineração?

Para adquirir novas criptomoedas é preciso minerá-las, a fim de obter os blocos que irão formar uma blockchain válida. Este é um processo que necessita de muitos cálculos e paciência para encontrar todos os itens necessários para conseguir um novo token, além de máquinas potentes que aguentem executar esse tipo de trabalho.

O pool de mineração surge, então, como uma alternativa para transformar essa atividade em algo mais rápido. Afinal, ao invés de cada pessoa passar por esse processo por conta própria, vários profissionais se juntam para, juntos, fazer a busca.

Desta forma, os mineradores compartilham entre si seus conhecimentos, resolvem os cálculos e acumulam suas possibilidades de encontrar os blocos. Depois de formada a blockchain, o prêmio é dividido entre os participantes de maneira proporcional ao esforço que cada um colocou.

E como funciona?

O funcionamento de pool de mineração depende de alguns detalhes importantes que irão definir o modo como são feitas as operações.

Abordagem e pagamento

Para evitar fraudes durante o processo, é preciso fazer diferentes tipos de abordagens. Desse modo, os mineradoes usam protocolos diferentes para fazer uma boa cobertura de todas as facetas.

Portanto, foram desenvolvidos distintos métodos de pagamento que recompensam os profissionais com base nos acordos e nas condições previamente estabelecidos. O recebimento pode ser durante o andamento do trabalho, proporcionalmente ao que já foi executado, ou ao final, quando o token já estiver liberado.

Além disso, ainda há a uma variação de acordo com cada criptomoeda, os sistemas, complexidade, entre outros detalhes que fazem parte desse universo.

Multi pools

Ao formar uma pool de mineração, é possível encontrar dois modelos diferentes. São eles:

  • pool única: os mineradores trabalham em busca de apenas uma criptomoeda;
  • multi pool: é possível desenvolver métodos de pesquisa para mais de uma moeda.

Gostou de saber como funciona a pool de mineração? Então não deixe de ler outros artigos aqui no blog da NovaDAX!

Compartilhe