Bull vs Bear Market — Suas Principais Diferenças e Como Investir nos Dois Cenários

Compreender a relação de Bull vs Bear Market é essencial para se sair bem em investimentos financeiros. Afinal, analisar as tendências do mercado e saber quando haverá uma alta ou queda ajuda a aumentar os rendimentos e reduzir os riscos de perder tudo.

Entenda mais sobre Bull vs Bear Market e como usá-los corretamente!

O que é Bull Market?

O Bull Market — Mercado do Touro, em português — é uma expressão popular para demonstrar o otimismo. Imageticamente, esse símbolo está tão presente nos circuitos financeiros que na Wall Street, em Nova York, existe uma estátua de um touro com mais de três metros de altura, feita de bronze.

Não se sabe ao certo a origem desse conceito, mas o touro é usado como significado de crescimento porque, nas touradas, o animal sempre salta e inclina a sua cabeça para cima. Assim, a analogia é feita para demonstrar que o mercado está em alta.

O termo pode ser usado tanto para a economia geral de uma nação quanto para segmentos específicos — inclusive as criptomoedas. Existe, ainda, a derivação “bullish”, que serve para definir o crescimento dos ativos.

O que é Bear Market?

Por outro lado, o Bear Market — Mercado do Urso  — demonstra o pessimismo frente ao cenário financeiro. Tal simbologia é usada porque o animal, ao caminhar, está sempre de cabeça baixa. Outra maneira de fazer uma explicação do termo é a hibernação, que congela as atividades.

Portanto, quando os preços de segmentos específicos caem, ou há inflação na economia geral, por exemplo, pode-se dizer que o mercado está “bearish”.

Bull vs Bear Market: como usá-los a seu favor

Os preços estarem em alta ou em queda não é prejudicial aos investidores, desde que eles consigam identificar essa tendência antes, por meio da análise de gráficos, e saibam o que fazer em cada cenário. Por isso mesmo é importante entender a relação de Bull vs Bear Market e como isso influencia, por exemplo, na cotação de criptomoedas.

Quem consegue prever que o mercado estará bearish em breve irá aproveitar para vender antes da desvalorização, ou esperará esse momento para fazer a compra. Se as análises mostrarem que, logo, haverá um período bullish, o melhor é comprar antes da valorização e esperar para vender.

Gostou de saber como funciona Bull vs Bear Market? Então não deixe de conferir outros artigos aqui no blog da NovaDAX!

Share

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *