Urso e touro de ouro em miniatura em cima de um celular com gráficos de investimento.

Bull Market e Bear Market: confira principais diferenças e como investir nos dois cenários

Compreender a relação de Bull Market e Bear Market é essencial para se sair bem em investimentos financeiros. Afinal, saber quando haverá alta ou queda a partir da análise das tendências do mercado ajuda a aumentar os rendimentos e reduzir os riscos de perder tudo.

Traduzidas para o português, as expressões Bull Market e Bear Market significam: Mercado do Touro e Mercado do Urso. Elas estão relacionadas aos movimentos de alta e baixa no mercado financeiro, em especial, às ações na Bolsa de Valores.

Quando as expectativas dos investidores estão altas, e o mercado financeiro está favorável, ocorre uma grande demanda de compras de ações, elevando os preços dos ativos e criando um movimento chamado Bull Market.

Já quando o mercado não está favorável, e há retração dos preços dos ativos, ocorre o movimento chamado Bear Market. Entenda mais sobre Bull Market e Bear Market para saber como utilizá-los para ampliar os seus ativos!

O que é Bull Market?

O que é Bull Market? Essa expressão popular demonstra otimismo. Imageticamente, esse símbolo está tão presente nos circuitos financeiros que, em Wall Street, em Nova Iorque, existe uma estátua de um touro com mais de três metros de altura, feita de bronze.

Não se sabe ao certo a origem desse conceito, mas o touro é usado como significado de crescimento porque, nas touradas, o animal sempre salta e inclina a cabeça para cima. A analogia é feita para demonstrar que o mercado está em alta.

O termo pode ser usado tanto para a economia geral de uma nação quanto para segmentos específicos, inclusive, criptomoedas. Ainda existe a derivação “bullish”, que serve para definir o crescimento dos ativos.

Como o Bull Market funciona?

Com o mercado otimista, os investidores querem comprar mais ativos. Consequentemente, os valores das ações, das criptomoedas e de outras opções sobem significativamente. Em outras palavras, é possível dizer que o Bull Market funciona como a lei de oferta e demanda.

Os investidores que mais saem ganhando são aqueles que identificaram o touro antes de ele aparecer, ou seja, que compram os ativos antes das outras pessoas, pagando um preço inferior ao valor atual. Caso desejem, é possível vendê-los com alto lucro.

O que é Bear Market?

O que é Bear Market? Essa expressão demonstra pessimismo frente ao cenário financeiro. Tal simbologia é usada porque, ao caminhar, o animal está sempre de cabeça baixa. Outra maneira de explicar o termo é pela hibernação, que congela as atividades.

Portanto, quando os preços de segmentos específicos caem ou há inflação na economia geral, pode-se dizer que o mercado está “bearish”. Esse movimento do mercado financeiro em baixa pode acontecer por diversos motivos, como aumento da taxa de desemprego, alta taxa de juros e crises políticas ou econômicas.

Como o Bear Market funciona?

Quando há um cenário pessimista no mercado financeiro, muitas vezes, os investidores querem vender os ativos com receio de terem prejuízos futuros. Esse movimento faz com que a oferta seja maior que a demanda. Consequentemente, os preços caem.

Contudo, esse cenário também pode ser um bom momento para comprar ativos por preços mais baixos. Por exemplo, quando houve a queda do Bitcoin, muitos investidores ficaram receosos e venderam os ativos, mas a criptomoeda começou a subir o valor novamente depois de um longo período, sendo valiosa no mercado.

Bull Market e Bear Market: como usá-los a seu favor?

Os preços em alta ou em queda não são prejudiciais aos investidores, desde que eles consigam identificar essa tendência antes, por meio da análise de gráficos, sabendo o que fazer em cada cenário. Por isso, é importante entender a relação de Bull Market e Bear Market e como isso influencia a cotação de criptomoedas, por exemplo.

Quem consegue prever que o mercado estará bearish em breve aproveita para vender antes da desvalorização ou espera esse momento para comprar. Se as análises mostrarem que haverá um período bullish logo, o melhor é comprar antes da valorização e esperar para vender.

Fique por dentro do universo cripto com a NovaDAX!

Para ficar sempre por dentro das altas e das quedas dos ativos digitais, que tal contar com um gráfico em tempo real? Com a ferramenta da NovaDAX, você pode acompanhar as alterações diárias de preço de diversas criptomoedas. Confira!

Gostou de saber como Bull Market e Bear Market funcionam? Então, não deixe de conferir outros artigos no blog da NovaDAX! Há diversos conteúdos para você ficar ainda mais por dentro do universo cripto. Aproveite as dicas e aplique-as no seu cotidiano!

Compartilhe