Rede blockchain pode ser afetada pelo hard fork.

Hard fork: descubra o que é, como ocorre e de que forma afeta os investidores

Se você tem celular, computador e outros dispositivos eletrônicos, já deve ter reparado que eles precisam ser atualizados periodicamente. Isso também acontece com as criptomoedas, que passam por processos de soft ou hard fork para o sistema estar em dia com a tecnologia atual.

Com as moedas digitais, esse processo pode acontecer por diversos motivos: desde falhas nos sistemas até discordâncias entre os desenvolvedores do projeto. Isso é realizado por meio de mudanças do código da rede de blocos.

Traduzido para o português, hard fork significa “garfo duro”. Então, o que exatamente é essa atualização e como ela ocorre? Se você tem essa dúvida, não se preocupe. A NovaDAX preparou um artigo para ajudar você a entender melhor o processo. Confira!

Por que é preciso fazer uma atualização?

É preciso fazer uma série de modificações para encontrar uma maneira de dificultar a falsificação. No caso das moedas digitais, o protocolo da rede blockchain pode passar por vários aprimoramentos, melhorando a segurança. Isso é intensificado pelo fato de que as criptomoedas funcionam por meio de códigos digitais.

Existe a necessidade de se adaptar às novas tecnologias. Então, se os computadores recebem atualizações, é possível que algumas transações sejam dificultadas pela incompatibilidade.

Soft fork e hard fork: qual é a diferença?

O termo “fork” representa a bifurcação de rede. Basicamente, é a modificação do código-fonte do blockchain do projeto. Pode acontecer de duas formas distintas: hard fork X soft.

Apesar de diferentes, ambas acontecem por dois principais motivos: corrigir riscos de segurança e adicionar novas funcionalidades. Cada uma gera resultados distintos, portanto, é importante estar atento ao momento em que irão acontecer. Entenda as diferenças abaixo.

O que é hard fork?

A palavra “hard” significa “pesado” ou “duro”, o que já dá uma ideia de como essa atualização funciona, mudando radicalmente a sua relação com a criptomoeda.

Essa bifurcação é mais drástica e pode gerar uma versão completamente nova, separada em duas moedas diferentes e independentes uma da outra. Isso aconteceu com Bitcoin e Bitcoin Cash, assim como Ethereum e Ethereum Classic, por exemplo.

A atualização hard fork no blockchain pode acontecer por alguns motivos. Entre os principais, estão: correções de grandes falhas, ideologias conflitantes, discordância entre os desenvolvedores e tecnologias usadas no projeto.

O que é soft fork?

Por outro lado, “soft” significa “suave”. Portanto, esse tipo de atualizações de criptomoedas são mais simples e não causam tantas modificações, trazendo apenas algumas melhorias. Nesses casos, é comum que os investidores não percebam que houve alguma diferença, uma vez que, geralmente, tudo é feito em segundo plano.

Soft fork ocorre quando pequenos problemas são detectados na rede em que a comunidade deseja corrigir. Além disso, pode acontecer quando a maioria dos participantes gostaria de alterar algo no ecossistema ou adicionar novas funcionalidades.

Como hard fork afeta os investidores?

Com atualizações mais intensas, os investidores devem ficar sempre atentos à ocorrência de hard fork nos ativos digitais porque é preciso verificar se a carteira digital suporta o novo código da criptomoeda.

Muitas vezes, com a atualização das criptomoedas devido às falhas na rede ou demais motivos, a carteira digital torna-se incompatível com o ativo. Assim, é necessário optar por outra.

Raramente acontece da carteira digital ser incompatível com as atualizações soft fork das moedas digitais. Muitas vezes, as mudanças passam despercebidas pelos investidores.

Criptomoedas em constante evolução

A atualização dos códigos das criptomoedas é realizada para elas terem constante evolução, corrigindo falhas na rede, por exemplo. Mesmo quando ocorre hard fork, os investidores podem ser beneficiados, e a comunidade ganha mais liberdade de escolha. Além disso, os novos forks no blockchain podem ajudar a dar mais liquidez ao mercado, acelerar as operações, diminuir as taxas de transação e muito mais.

Lembre-se que os benefícios da criptomoeda variam conforme a atualização na rede de blocos. Sendo assim, não dá avaliar se um hard fork vai trazer mudanças positivas ou negativas para as moedas digitais. É preciso atentar-se às atualizações e conhecer os motivos por trás delas.

Conheça mais sobre a NovaDAX!

Se você busca comprar e vender criptomoedas de forma prática e fácil, a NovaDAX é o local ideal. Aqui, você pode acompanhar as cotações de moedas digitais em tempo real, com ajuda do gráfico, e realizar as melhores operações. Confira e faça sua conta agora mesmo!

Após saber mais sobre hard fork, como as atualizações acontecem e as diferenças, que tal ficar por dentro das novidades sobre os ativos digitais? No blog da NovaDAX, você encontra diversos artigos exclusivos sobre os mais diversos assuntos. Veja mais!

Compartilhe