O Que Influencia a Cotação de Criptomoedas?

O Que Influencia a Cotação de Criptomoedas?

A alta histórica do Bitcoin em 2017, chegando ao valor de US$ 9.760 — hoje, em torno de R$51 mil — fez o mundo ver com novos olhos os investimentos em moedas digitais. Mas você sabe quais são os fatores que têm influência na cotação de criptomoedas?

Tanto a alta quanto a baixa são resultados de inúmeros fatores. Veja só alguns deles que são determinantes no mercado financeiro.

Quais são os fatores que determinam a cotação de criptomoedas?

Existem inúmeras questões que podem influenciar na cotação de criptomoedas — tanto para a valorização quanto para a desvalorização. Portanto, é importante estar atento a esses detalhes para garantir que a sua compra ou venda seja vantajosa.

A lei da oferta e da procura

Assim como em qualquer outro tipo de moeda, a cotação de criptomoedas pode variar de acordo com a sua demanda entre os investidores.

Assim, a lei da oferta e da procura, idealizada pelo economista britânico Adam Smith, funciona da seguinte forma: a estabilidade do mercado acontece ao ser traçada uma linha entre a procura dos compradores e a oferta dos vendedores.

Desta forma, quanto maior for a busca por determinada moeda — ou bens, em geral — maior será o seu preço. O caso contrário segue a mesma regra: a menor procura gera um menor preço.

Isso significa que as criptomoedas com cotação mais alta são influenciadas por uma grande procura. Entretanto, este é apenas um dos fatores que devem ser levados em consideração.

A movimentação nas carteiras digitais

Uma carteira de criptomoedas é o meio que permite a realização de transações no mundo digital. O aumento da aquisição desses aplicativos e a movimentação que é feita por eles ajudam a determinar quais são as principais tendências no momento.

O contexto fora do mundo digital

Embora sejam criptomoedas, o mercado financeiro e o cenário de cada país podem influenciar na cotação. Isso porque, a regulamentação da compra e venda, ainda que de maneira descentralizada, tem um impacto direto.

Portanto, países que possuem o mercado mais aberto para as transações costumam ter moedas digitais mais valorizadas. Porém, dependendo das leis relacionadas à declaração de impostos, elas podem se tornar mais baratas — ainda que com uma cotação mais elevada.

O desenvolvimento da moeda

É preciso levar em conta o que levou a criptomoeda a ser desenvolvida. Se a tecnologia usada para o seu desenvolvimento for mais elaborada, é possível que o seu valor também aumente. Outros pontos importantes são o seu criador e o tempo que leva a sua criação.

Gostou de saber os fatores que influenciam a cotação de criptomoedas? Então não deixe de ler outros artigos no blog da NovaDAX!

Compartilhe