Homem segurando uma moeda de bitcoin.

Entenda como diversificar os investimentos

O mercado financeiro é imprevisível: pode trazer surpresas nem sempre agradáveis. Diversificar a carteira é importante para diminuir os riscos e proteger o dinheiro. Porém, como diversificar os investimentos?

A dúvida é pertinente. Afinal, definir as prioridades e os ativos que receberão atenção podem ser tarefas complicadas a princípio. Neste post, você aprende como variar seu portfólio de investimento e garantir a segurança de seu patrimônio!

O que é a diversificação de investimentos?

Antes de entender por que e como diversificar os investimentos, é importante estabelecer o que é a diversificação. Trata-se de uma estratégia em que o dinheiro é distribuído entre diferentes ativos financeiros, classes, setores da economia e regiões geográficas.

A ideia por trás da diversificação de investimentos é não concentrar todo o capital em um único investimento ou uma única classe de ativos, como forma de reduzir o risco global da carteira e aumentar as oportunidades de retorno.

Por que diversificar os investimentos?

Você realmente deveria se preocupar em montar uma carteira variada em vez de concentrar tudo em um único ativo porque diversificar investimentos diminui o risco das aplicações e aumenta as chances de ter bons resultados. Confira os principais argumentos a favor da diversificação abaixo.

Redução do risco

Ao distribuir os investimentos em diferentes classes de ativos, como ações e outros ativos de renda variável, títulos do Tesouro ou criptomoedas, você protege seu dinheiro. Se algum não apresentar um bom desempenho, os demais compensam as perdas.

Proteção contra a volatilidade do mercado

O mercado financeiro é imprevisível, suscetível a flutuações e incertezas. Se um setor específico entrar em crise ou ocorrer uma queda repentina e brusca no preço de um ativo, os outros investimentos da carteira podem equilibrar essa volatilidade.

Aumento de oportunidades de investimento

A diversificação de carteira permite explorar boas oportunidades de aplicação em diferentes mercados e classes de ativos. Se você concentrar seus investimentos apenas em ações, pode perder a chance de lucrar com a alta das criptomoedas, por exemplo.

Equilíbrio

Diversificar o portfólio permite equilibrar investimentos mais arriscados com aplicações mais conservadoras, como as de renda fixa. Além de proteger o capital, isso aumenta as chances de alcançar um crescimento consistente e construir um patrimônio a longo prazo.

Como diversificar os investimentos na prática?

Finalmente, é hora de entender como diversificar os investimentos. A diversificação do portfólio pode ser alcançada por meio de várias estratégias e técnicas, como:

  • alocação de ativos: distribua o capital entre diferentes classes de ativos, como ações, títulos públicos e privados, fundos de investimento e criptomoedas;
  • diversificação setorial: invista em diferentes setores da economia, como tecnologia, energia, bens de consumo, indústria e mercado cripto. Isso ajuda a mitigar os riscos específicos de cada nicho;
  • diversificação geográfica: invista em diferentes regiões geográficas, aproveitando oportunidades em diferentes países e mercados. Isso ajuda a reduzir o risco associado a uma economia específica;
  • diversificação de tipos de investimentos: busque diferentes tipos de aplicações em uma classe específica de ativos. No mercado acionário, você pode variar entre ações de empresas de diferentes portes, nichos e países, por exemplo;
  • investimentos em diferentes prazos: considere variar entre investimentos de curto, médio e longo prazo;
  • monitore e balanceie sua carteira de investimentos: é necessário acompanhar regularmente a carteira de investimentos e fazer os devidos ajustes para mantê-la em equilíbrio.

Criptomoedas: uma boa estratégia para a diversificação de investimentos

Agora que você já entendeu a importância da diversificação e sabe como diversificar investimentos, pode procurar algum novo setor financeiro para aplicar o seu dinheiro. As criptomoedas são ótimas formas de trazer mais pluralidade ao seu portfólio de investimento.

Devido à fama, o Bitcoin segue sendo o queridinho na hora de investir em criptomoedas. Entretanto, você também diversifica os investimentos no mercado das moedas digitais, apostando em alternativas promissoras.

Existem muitas criptomoedas de alto potencial que podem levar os seus investimentos a outro nível. As plataformas Stellar, Ethereum e Ripple, por exemplo, têm alto valor de capitalização no mercado e estão logo atrás do Bitcoin no ranking.

Porém, caso você tenha medo de cair de cabeça nesse mundo, é possível fazer aplicações mais seguras. As stablecoins (moedas estáveis) são vinculadas a um ativo lastreado, de modo que as flutuações de câmbio são menos frequentes. Um exemplo delas é a Tether (USDT).

Diversifique seus investimentos com a NovaDAX

As moedas digitais são boas alternativas para os investidores graças ao potencial de retorno. É possível começar a investir aos poucos, sem arriscar grandes quantidades. O processo de compra e venda na NovaDAX é bem simples, intuitivo e seguro.

Gostou de saber como diversificar os investimentos e quer dar um passo adiante investindo no mercado das criptomoedas? Então visite o site, crie a sua conta e comece a negociar!

Compartilhe