Criptomoedas — Como Funcionam

Criptomoedas — Como Funcionam

Para quem ainda não está totalmente por dentro dos investimentos em moedas digitais, é normal que surjam inúmeras dúvidas  a respeito desse universo. Existem muitos questionamentos que rondam as criptomoedas: como funcionam, o que são, como comprar, entre muitas outras coisas.

Portanto, se você é novo no assunto e tem vontade de conhecer um pouco mais, não deixe de conferir algumas informações importantes para entender como funcionam as criptomoedas.

O que são as criptomoedas?

Antes mesmo de entender o seu funcionamento, é preciso saber o que são. Provavelmente você já ouviu falar de algumas delas — em especial o Bitcoin — e em como elas têm se tornado o alvo dos investidores em todas as partes do mundo.

Isso porque as criptomoedas são uma série de códigos virtuais que possuem valor monetário. Assim, é possível executar transações de compra e venda no mundo digital — desde que ambas as partes estejam de acordo. Ainda, podem ser utilizadas como investimentos.

Criptomoedas: como funcionam, afinal?

Você pode se perguntar como é possível que códigos digitais tenham valor monetário sem o risco de fraudes, mas há uma ótima explicação. As criptomoedas passam por um processo de mineração, que funciona com o mesmo conceito da obtenção de recursos naturais, como o ouro, a prata e o cobre.

Com esse processo, os programadores conseguem identificar cadeias de blocos — as blockchains — que podem ser colocadas no mercado. Entretanto, apenas depois de uma validação é possível que elas sejam vendidas. Com isso, há uma certificação de que não há nenhum tipo de golpe.

Depois que elas foram colocadas à venda, as criptomoedas entram num circuito financeiro. Embora elas não possuam bancos centrais, a sua cotação funciona, basicamente, da mesma forma que as moedas “reais”. Assim, existem flutuações de câmbio que ora podem estar favoráveis e ora desfavoráveis para investimentos.

As pessoas que desejam comprar criptomoedas devem fazê-lo por meio de exchanges especializadas nas transações de compra e venda. Depois de adquiridas, elas serão armazenadas em sua carteira virtual.

É importante ressaltar que, embora o Bitcoin tenha se tornado popular, há uma série de outras criptomoedas bastante promissoras no mercado, como a Ethereum, a Stellar e o Ripple. Inclusive, estima-se que já existam cerca de 2 mil diferentes moedas digitais em circulação.

Gostou de saber um pouco mais sobre como funcionam as criptomoedas? Então não deixe de conferir outros artigos no blog da NovaDAX!

Compartilhe