Bitcoin coberto com pedaços de minério.

Como funciona a mineração de criptomoedas? Confira!

As moedas digitais contam com processos diferentes de criação em comparação às físicas, uma vez que elas circulam apenas no espaço on-line. Para a formação e a validação das transações em uma cadeia de blocos, é utilizado um conjunto de técnicas conhecidas como mineração de criptomoedas. Você sabe como funciona a mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoedas é essencial para os investidores comprarem e venderem ativos digitais, como Bitcoin e Ether, de maneira segura. Essa técnica consiste na geração (ou na descoberta) de novas criptomoedas, ou seja, é responsável por colocar mais criptos em circulação.

Entretanto, quem se interessou recentemente pelas moedas digitais pode ter muitas dúvidas sobre como funciona a mineração de criptomoedas. Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, confira este artigo que a NovaDAX preparou!

O que é a mineração de criptomoedas?

Afinal, o que é mineração de criptomoedas? A mineração de ativos digitais recebe esse nome porque segue o mesmo conceito da captação de recursos naturais transformados em elementos comerciáveis, como o ouro e a prata.

O principal objetivo desse processo é fazer com que as moedas digitais sejam escassas. Desse modo, para encontrá-las e colocá-las no circuito financeiro, é preciso passar por diversas etapas.

Simular a escassez dos recursos naturais é importante para regular a cotação e o valor comercial, da mesma forma que acontece com o ouro e a prata. O Bitcoin, por exemplo, foi lançado com um número máximo de 21 milhões de códigos criptográficos. A estimativa é que pouco mais 2 mil tenham sido minerados e estejam em circulação.

Por conta da geração e da descoberta de novas criptos no mercado, a mineração também é muito suscetível aos movimentos de preço das criptomoedas, podendo aumentar ou diminuir o valor dos ativos digitais.

Como funciona a mineração de criptomoedas?

O processo de mineração de criptomoedas pode variar bastante, pois cada uma conta com características diferentes. Entretanto, todas necessitam de algum especialista para realizar esse trabalho, de modo que ele não pode ser feito por qualquer pessoa. Os conhecimentos necessários para isso estão relacionados às ciências da computação e à engenharia.

Para minerar criptomoedas, é preciso contar com alta tecnologia de processamento, pois esse procedimento gera um grande esforço para o computador. As máquinas caseiras não dão conta, de modo que apenas profissionais que tenham equipamentos mais potentes conseguem fazê-lo. Isso acontece para evitar fraudes e crimes cibernéticos.

Antigamente, usava-se o método de mineração de criptomoedas com CPU diretamente pelos investidores, porém ele se tornou impossível devido às questões já citadas de processamento. As técnicas mais utilizadas são: contratação de centros profissionais ou nuvem.

Seguindo o exemplo do Bitcoin, os blocos podem ser minerados de forma linear, pois eles funcionam em cadeia. É preciso encontrar a função hash, chave para descriptografar cada bloco, para validá-lo. Quando um bloco válido é encontrado, o minerador recebe uma recompensa em Bitcoins, que pode variar.

Como encontrar a função hash?

Após saber um pouco mais sobre como funciona a mineração de criptomoedas, uma dúvida muito comum é como encontrar a função hash correta de um bloco. Para isso, os mineradores precisam resolver complexos problemas matemáticos, por meio de softwares e hardwares.

Há uma grande competição para encontrar a função hash correta de um bloco: diversos mineradores buscam a solução ao mesmo tempo. Por isso, como minerar criptomoedas é um processo muito competitivo.

O que é preciso ter para mineração de criptomoedas?

Apesar de sempre estarem por dentro das novidades no universo cripto, muitos investidores têm dúvidas sobre o que é preciso para minerar criptomoedas. Veja uma lista com as ferramentas e os equipamentos necessários para realizar essa técnica:

  • softwares de mineração: programas instalados nos computadores para o controle de validação das criptos;
  • carteira de investimentos: local on-line ou físico em que os ativos ficam armazenados;
  • hardwares: computadores com alto poder de processamento.

Invista em criptomoedas com ajuda da NovaDAX!

Após saber como funciona a mineração de criptomoedas, que tal acompanhar as oscilações dos ativos digitais em tempo real? A NovaDAX disponibiliza um gráfico com todas as alterações das criptos. Confira agora mesmo!

Gostou de saber mais sobre como funciona a mineração de criptomoedas? Então, não deixe de conferir outros conteúdos como este e esteja sempre atualizado sobre as novidades do universo cripto com ajuda do blog da NovaDAX.

Compartilhe