Gráfico de Candlestick

Gráfico de Candlestick — Como Interpretar e Tomar as Melhores Decisões

Quando se trata do mercado financeiro como um todo — e não apenas em relação às criptomoedas — é preciso estar atento às tendências para saber quando tomar decisões e quais delas são mais apropriadas para o momento. Assim, uma forma de ajudar os investidores é aprender a ler o gráfico de candlestick.

Você quer entender como fazer essa interpretação e compreensão do que ele te aponta? Então veja só essas dicas que a NovaDAX preparou para você!

Um guia prático de como entender o gráfico de candlestick

Tem origem no método japonês de contagem de sacas de arroz no século 18, pois era utilizado para fazer previsões dos valores dos próximos contratos. Ocidentalizada, a técnica foi introduzida em Wall Street pelo investidor estadunidense Steve Nison.

Qualquer pessoa que se dedique a investimentos precisa entender como funciona o gráfico candlestick. Ele é utilizado em diversos segmentos do mercado financeiro, uma vez que consegue mostrar de forma simples e clara quais são as tendências mais fortes do momento e se haverá um período de alta, baixa ou estabilidade.

Veja só os pontos principais que te ajudarão a interpretar o gráfico de velas de maneira assertiva!

1. Cor

Ao olhar para um gráfico candlestick, a primeira coisa que você irá perceber é que ele é colorido. Algumas barras estão pintadas de verde e outras de vermelho, o que não é por acaso. Essas duas cores representam, respectivamente, se houve alta entre o período de abertura e fechamento ou se o ativo sofreu com a queda.

No caso do verde, o valor de abertura está identificado na parte de baixo da barra e o do fechamento na parte de cima. Ao contrário, no vermelho, a abertura estará indicada no lado superior do gráfico, enquanto o fechamento estará embaixo.

2. Barras e linhas do gráfico de velas

Além da barra colorida, é possível notar que existe uma linha reta que a atravessa, de cima para baixo. Ela representa o quanto de oscilação esse ativo entre a abertura e o fechamento. Afinal, mesmo que ela tenha encerrado em determinado valor, não significa que, nesse período, não houve uma variação.

Caso o gráfico de velas não apresente a linha, significa que o valor máximo e mínimo foram os de abertura e fechamento.

3. O período

Embora as análises diárias sejam comum, também é possível determinar outras formas de fazer uma avaliação desse gráfico. Cada barra que aparece irá representar, então, uma unidade da medida de tempo escolhida — horas, dias, semanas, meses, anos.

Gostou de saber como interpretar o gráfico candlestick para estar mais seguro de suas decisões financeiras? Então não deixe de ler outros artigos aqui no blog da NovaDAX!

 

Compartilhe